quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Blogs

Universidade do Estado do Rio de Janeiro 
Faculdade de Formação de Professores
Departamento de Educação da FFP - Pedagogia
Disciplina: Informática e Educação II
Professora: Juliana Macedo
Alunas:
  • Aline Aparecida D. Passos
  •  Aparecida Cristina dos Santos Freire
  • Bruna Cabral Fundão
  •  Débora Souza Neves Gonçalves
  •  Larissa Azevedo
  •  Monique Saviolly Porto Marques

Blog
            

O blog foi criado nos anos 90, como forma de divulgação de outros sites. Sua utilização difundiu-se rapidamente por ser uma linguagem acessível e não precisar de grandes conhecimentos técnicos, como a linguagem HTML.
Segundo FONSECA (s/d),
Um blog é um registro publicado na Internet relativo a algum assunto e organizado cronologicamente. Permite normalmente comentários dos leitores aos textos publicados (denominados postagens). Tem como grande vantagem o fato de o autor do blog não necessitar de saber construir páginas para a internet, ou trabalhar com código.

            Dentre as possibilidades de utilização do blog, podemos destacar as seguintes: diário pessoal em formato eletrônico; ideias expressas de forma espontânea; divulgação de um serviço ou produto; ferramenta de comunicação entre pessoas com interesses comuns; registros do desenvolvimento de um determinado processo e etc.
            Há, ainda, sites e blogs especializados em divulgar weblogs por assuntos, onde o internauta pode pesquisar e ler aquele que mais convém aos seus interesses, como no blog Blogopédia (2004), ou no site BlogList (2004),exclusivo para blogs brasileiros, que oferece a busca por categorias como : pessoais e estilo de vida, natureza e meio ambiente, cinema e televisão,história em quadrinhos, esportes, política e sociedade e educação e cultura. (FRANCO, s/d, p.3)

A informática na educação possibilita um amplo caminho, na qual se insere uma troca de conhecimentos marcados pelo imediatismo da internet.
“Por ser uma ferramenta interativa, os blogs apresentam características técnicas que podem ser consideradas pedagógicas, embora não tenham sido criadas com este objetivo, que permitem alcançar o letramento digital.” (FRANCO, s/d, p. 3)         
A aplicação no ambiente escolar se dá através de idéias discutidas, divulgação de atividades, proporcionando debates escritos, pesquisas de diversos assuntos educacionais bem como a complementação de temas, jornal interativo etc.
A escrita eletrônica amplia e motiva o ensinamento das habilidades do mundo real, oferecendo aos alunos a possibilidade de verificar trabalhos de diversos escritores e possibilita a criação de seus próprios textos.
[...] escolas, no dizer de Marcuschi      (2004) não podem passar à margem das inovações tecnológicas, “sob pena de não estar situada na nova realidade dos usos lingüísticos”, o que se reflete no letramento digital, papel também atribuído à escola atual. Como já se tem um consenso em que a área em que mais se verifica a presença e a força da computação no contexto lingüístico, é a escrita [Marcuschi, 2004], há em conseqüência, a necessidade de um novo tipo de letramento. (Franco, disponível em < http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/blogeducacionalsbie2005.pdf>)
 

Conclusão
           Concluímos que a utilização do blog contribui muito na educação, pois facilita e estimula a participação do aluno nas aulas, propiciando momentos de descontração. São formas de ensinar e aprender muito ricas, tanto para o profissional da educação, quanto para o discente. O ideal seria que cada aluno tivesse o seu próprio computador com acesso a internet, o que viabilizaria um retorno positivo das aulas, ou de outros assuntos discutidos.
O blog é um espaço personalizado para criarem expressões e interatividade num formato de narrativa e diálogos. Por ter um formato limitado, exige que os alunos condensem seus escritos obrigando-os a pensarem e lerem como autores e leitores, de modo que estimule a linguagem escrita e oral.



Referências Bibliográficas


  • FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. Juiz de fora – MG.
  • FONSECA, João J. S. da. O conceito de blog. Disponível em: http://www.slideshare.net/ conceito-de-blog. Acesso em 24 de novembro de 2011
  • FERREIRA. Margarida. A utilização do blog na educação. Disponível em webartigos.com/artigos/a-utiliza-ceedl-atilde-o-do-bog-na-educa-ccedl-atilde-o/2017/. Acesso em 24 de novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário